BALEIA FRANCA...


O whalewatching pode ser praticado na região com grande facilidade e vem sendo estimulado pelo Projeto Baleia Franca em parceria com autoridades e empresários locais do setor turístico.

O que podemos ver?

Geralmente pares de mãe e filhote são avistados, nadando em paralelo à costa, e muitas vezes expondo a enorme nadadeira peitoral ou a cauda, ou dando impressionantes saltos fora d´água - tudo isso muito perto da praia!
Quando?
 
A temporada reprodutiva das baleias francas no Brasil é de julho a novembro, mas o melhor período para observação na principal área de concentração, a APA da Baleia Franca, é entre a segunda quinzena de agosto e primeira quinzena de outubro, quando um maior número de baleias francas costuma estar na região, permanecendo por vários dias nas enseadas.
Observando as Baleias Francas sem perturbar  
Lei Federal 7.643/87 e a Portaria IBAMA 117/96, além da Instrução Normativa IBAMA 102/06 que se aplica à Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, garantem a proteção das baleias contra perturbações indevidas. Conheça algumas das normas para observar as baleias francas sem molestá-las:
 

Respeite as áreas fechadas à observação embarcada na APA da Baleia Franca (veja mapas junto ao texto da IN);
Respeite as distâncias de aproximação embarcada (desligar ou colocar os motores em neutro a 100m);
Nunca avance bruscamente na direção das baleias;
Nunca se aproxime por detrás das baleias, nem intercepte o seu curso, mantenha-se afastado em posição lateral;
Não separe grupos de baleias ou mães de filhotes;
Nunca religue os motores sem avistar claramente os animais na superfície;
Não faça ruídos desnecessários, nem jogue qualquer objeto na água;
Não permaneça junto às baleias por mais de 30 minutos;
Nunca nade em direção às baleias, o risco de acidentes é grande!
Dicas para uma boa avistagem

Para ver as baleias a partir de terra, procure locais elevados e leve binóculos (10x50 são os melhores). Se embarcado, siga as normas acima para não perturbar as baleias, assegurando sua presença por mais tempo. revina-se contra o frio e os ventos com roupas adequadas. Conheça e respeite a cultura das comunidades locais. Informe-se junto ao Pojeto Baleia Franca sobre operadores de ecoturismo recomendados.

Material reproduzido do site: www.baleiafranca.org.br