GAROPABA: Detalhes, histórico, nome, mapa...

Imagem reprodução site: www.guiagaropaba.com.br
Os registros dos primeiros habitantes da região de Garopaba datam de 4.800 a.C. Os indícios de sua presença encontram-se nos sítios arqueológicos do município. O homem-do-sambaqui tinha na pesca e coleta de moluscos as atividades básicas para sua subsistência. Índios tupis-guaranis ainda habitavam as cercanias quando aqui chegaram os primeiros imigrantes, os açorianos, em 1666.
 
Garopaba foi denominada município somente em 19 de dezembro de 1961, quando deixou de ser Distrito de Palhoça. O nome Garopaba vem da palavra ygara-paba que tem origem na língua guarani e significa "enseada de barcos".
Nos anos 1970, com a chegada dos primeiros hippies e surfistas, inicia-se a transformação da pequena cidade pesqueira em atrativo ponto turístico.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 28°01'24" sul e a uma longitude 48°36'48" oeste, estando a uma altitude de 18 metros. Fica a cerca de 90 quilômetros ao sul de Florianópolis, 410 km ao norte de Porto Alegre, 380 km ao sul de Curitiba, 800 km ao sul de São Paulo e 1.200 km ao sul do Rio de Janeiro, 1.470 km ao norte de Buenos Aires (Argentina) e 1.360 km ao norte de Montevidéu (Uruguai). Sua população estimada em 2007 era de 16.399 habitantes.

Turismo

Entre suas oito praias pode-se destacar a Ferrugem, Siriú e a Gamboa, cercada pela Mata Atlântica, onde pode-se observar as baleias francas. As praias são ótimas para a prática do surf, trazendo surfistas do Brasil inteiro para desfrutarem de suas ondas. No turismo religioso pode-se destacar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Matriz de São Joaquim, com característico estilo arquitetônico açoriano. No mês de junho sempre acontece a Quermesse de Garopaba promovida pela Igreja São Joaquim. A festa é realizada na praça central e resgata tradições da cidade além de shows regionais e nacionais.

Economia

A economia de Garopaba gira em torno do veraneio, pois a cidade, que tem pouco mais de 15 mil habitantes no inverno, tem esse número multiplicado cerca de seis vezes no verão.

A Cidade

Município litorâneo da grande Florianópolis, Garopaba é uma enseada com praias preservadas, recortadas por dunas, colinas e um mar com excelentes ondas, eleita pelo estado como a capital da catarinense do Surf. Na década de 70 foi refúgio de Hippies, iniciando assim sua história voltada ao turismo. A cidade possui boa infra-estrutura turística chegando a receber cerca de 100 mil turistas. Nos meses de julho a outubro as baleias Franca, provenientes do sul do continente, visitam as praias do município para se reproduzirem e amamentarem.

Com localização previlegiada, essa enseada se estende da ponta do Faísca ou Gamboa até a Ponta do Ouvidor, banhada a leste pelo Oceano Atlântico, a oeste e norte fazendo limites com o município de Paulo Lopes e ao sul com o de Imbituba. Possui uma área de 111 Km2 de extensão. Situada a 27'58'15" de latitude Sul e a 48'39'36"de longitude Oeste, na região sul do estado de Santa Catarina, Brasil. Distante 79 km da capital do estado, Florianópolis.

Relevo

O relevo de Garopaba apresenta mais planícies do que planaltos. É de baixa altitude, apresenta um clima subtropical, bom índice pluviométrico e com estações do ano bem caracterizadas. O seu ponto mais alto localiza-se no morro do Siriú com quatrocentos metros de altura.

Hidrografia

Os rios e lagos existentes em Garopaba são: Rio do Costão da Gamboa, qua banha Gamboa; Rio Siriú, banhando o Siriú e a Lagoa do Siriú que banha Macacú e Costa do Macacú; Rio Garopaba. Palhocinha que desemboca na Lagoa de Garopaba; Rio da Ponte Grande, que banha Encantada e desemboca na Lagoa de Garopaba; Canal do Capão que liga a Lagoa de Garopaba ao Oceano Atlântico. O Rio da Penha que é marco da divisão do município de Garopaba com Paulo Lopes, desembocando no Oceano Atlântico e o Rio Cova Triste que também é utilizado para determinar os limitem com Paulo Lopes.

MAPAS


Saiba mais, acesse: www.guiagaropaba.com.br

Fonte: Wikipédia - Fotos: Garopaba Mídia

Um comentário: